10 de junho de 2011

A LENDÁRIA LYNYRD SKYNYRD - RUFANDO OS TAMBORES, por Ayrton Jr




O nome Lynyrd Skynyrd foi dado por Ronnie Van Zant que anunciou a banda, durante um show,  com o nome de Leonard Skinner - o famigerado instrutor de ginástica dos então estudantes Ronnie, Gary Rossington e Bob (Robert Burns), que vivia dando suspensão aos garotos por causa dos seus longos cabelos.  A platéia conhecia o professor e aprovou o nome no ato. Em seguida, os membros substituiriam as vogais por Y, segundo Gary, "para preservar a identidade do culpado".
A lendária banda de southern rock estadunidense tornou-se conhecida no sul dos Estados Unidos, em1973, ganhando maior notoriedade internacional principalmente após a morte de diversos integrantes e do principal compositor, Ronnie Van Zant, em um acidente aéreo ocorrido em 1977. O avião caiu em uma densa floresta, numa área pantanosa próxima a Gillsburg, McComb, Mississipi. Na colisão, o avião partiu-se no meio. O guitarrista Steve Gaines, o roadie manager Dean Kilpatrick, o piloto Walter MacCreary e o co-piloto William Gray morreram na hora. Ronnie foi arremessado contra a fuselagem do avião, sofrendo traumatismo craniano. Também faleceu instantaneamente. De acordo com relatos de Pyle e do tecladista Billy Powell, Cassie Gaines sofreu um profundo ferimento na garganta e sangrou até a morte em seus braços.
Os corpos de Steve Gaines e de sua irmã Cassie Gaines foram cremados e as cinzas sepultadas no cemitério Jacksonville Memory Garden. Ronnie foi sepultado no mesmo cemitério, juntamente com seu chapéu Texas Hi-Roller negro e sua vara de pescar favorita. Cento e cinquenta amigos e familiares participaram do serviço fúnebre, marcado pela mensagem do ministro David Evans, de que Ronnie Van Zant, o carismático e visionário vocalista do Lynyrd Skynyrd, não estava morto; ele vivia em espírito no céu e na terra, através de sua música. “Sweet Home Alabama” e “Freebird” são prova disto!
Como geralmente acontece nesses casos, a tragédia resultou em maior exposição do Skynyrd e na venda de milhares de discos. Isto fez com que o Lynyrd Skynyrd continuasse na ativa (até hoje!), mesmo não chegando à sombra da banda que era...

Nenhum comentário:

Postar um comentário